quarta-feira, junho 14, 2006

Encontro de escaladores em Sagres

Decorreu no passado fim-de-semana (10 e 11 de Junho) mais um encontro de escaladores! Desta vez o destino levou-nos a Sagres, num evento organizado pela Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve (AMEA) e que reuniu escaladores do Norte, Centro e Sul do País.

Só podia mesmo ser um sucesso, com um programa de festas tão variado, bom tempo e total boa onda por parte de toda a gente! Toda a diversidade de escalada que a zona apresenta, com excelentes paredes para desportiva na Armação Nova e na Ponta da Baleeira, quilómetros de linhas em escalada clássica na zona da Fortaleza, altas condições para Psicobloc e até mesmo os blocos curtidos da Praia do Beliche, deu para a agradar a Gregos e Troianos!

No final ficaram os músculos cansados, os bons encadeamentos, os saltos para a água, o convívio, a sensação de férias perfeitas e para alguns, as dores da cabeça da festa de Sábado à noite!

Actividade de Psico Bloco em Sagres

Quando chegamos à falésia já estavam dois barcos na água e o Sílvio Morgado já tinha feito o 6a (que no final do dia já era mais 6c) que dava acesso à plataforma mais baixa de onde se saltava voluntariamente (entre 5m e 7m). Depois de repetir essa linha e terminar com um salto meio acrobático e de recepção manhosa (barany empranchado) o Cuca (grande vencedor dos prémios da AMEA para o Psico Bloco) faz uma primeira tentativa de saída por cima (20m acima da água) pela linha mais fácil daquela parede (+- IV grau). Esta tentativa terminou perto do final, por volta dos 15m (pelo que confessou o autor porque a saída já era vertical e arriscava-se um pouco se existisse queda) (quanto a mim acho que a razão foi mais… “apetece-me cair e ver como é que é!”, pois vos digo: foi grande e impressionou!!). Depois de ver o Cuca a cair bem e numa onda de auto-confiança que me asSOLOu fiz uma nova linha à esquerda (mais em cima dos braços), que apesar de não ficar acima do 6a/6b terminou no cimo dos 20m da falésia (altura em que olhei para baixo e quase me arrependi do que tinha feito) mostrando nessa altura que era possível fazer a saída sem grandes problemas aos demais pretendentes. O Mote estava dado!!

Posteriormente, de destacar quatro artistas:

Um que se lembrou de saltar dos 20m de altura para a água (fiquei impressionado, especialmente porque experimentei saltar dos 8/10m e já passei medo);
O Cuca que faz uma nova linha ainda mais à esquerda que segundo ele deveria rondar o 6b+ e terminava nos mesmos 5m finais da falésia saindo pela primeira vez por cima;
David (Chibo) com um salto a rondar os 12/14m depois de uns 10 minutos para ultrapassar (ou já não suportar mais) o MEDO e o Gaspar que se largou a uns 11/13m quando estava a escalar a via que "abri" (este “menino” se estivesse mais em forma era “gaijo” para mais…).

Resumo:

Performances interessantes de quem ainda se está a habituar a esta modalidade (por enquanto mais auto-confiança do que bravura!! Lá chegaremos!!). Um ou dois malucos no meio dos escaladores, com mais gosto pelo salto do que pela escalada (é só uma piada, eram todos escaladores). E uma assistência 5 estrelas, de umas 30 entusiásticas pessoas (distribuídas pelos dois anéis da bancada natural), em que não só davam animo ao pessoal para “apertar”, como se riam que nem uns perdidos com o medo e as hesitações dos outros (num misto de gozo e compreensão). Sem dúvida a Repetir!!!

Algumas fotos do espectacular Psicobloc:












2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

As fotos estão muito boas.
Os mergulhos devem ter sido igualmente bons. Gosto em especial da 3.ª imagem.

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isto é o que eu chamo de: Ganda maluco. A sorte protege os maluquinhos não é verdade?

11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home