quinta-feira, agosto 17, 2006



Kual 7a Farol da Guia Março 2006
Mais um pequeno video desta vez filmado pelo João Garcia e Martim Vidigal

O "kual" é provavelmente um dos boulders mais antigos em Portugal, Originalmente sem este nome e experimentado unicamente começando em pé com unicos encadeadores Pedro Martinho"Flau" e Francisco Ataíde, com o surgimento da prática de boulder em Portugal(1998) de uma forma mais sistematizada e consciente da actividade em si, foi-lhe adicionado um começo sentado e proposto um grau tornando-se no primeiro 7a em Portugal(cotado) , é hoje em dia um boulder da praxe para quem começa a fazer boulder na Guia e o primeiro 7a de boulder para muitos escaladores. aqui fica a sequência mais usada para que o possam flashar na próxima ida à Guia

quarta-feira, agosto 16, 2006

Mais 2 fotos do Fred no Cavalo:






















Alexandre Marques©

Este Feriado eu a Marisa e o Macau fomos fazer boulder para a Praia do Cavalo connosco levamos o Alexandre Marques que hoje deixou os pés de gato em casa para vir tirar umas fotos, ficam aqui algumas das fotos que ele tirou, com o tempo vamos mostrar mais algumas, também tentamos filmar alguma coisa mas isso ainda está na forja.
Para a Marisa foi a primeira vez que visitou o local e acabou por experimentar quase todas as linhas encadeadas até os oitavos... o Macau continuou nos seus intentos intermináveis ao Buenos Aires um boulder de 8a que teima em não sair e onde o Macau todos os dias de há umas largas semanas para cá cai no ultimo passo... eu andei um pouco a fazer o que o meu estado de forma me permite, com esperança que mais umas semanas e consiga começar a apertar duro... O Alex apanhou grandes secas, não fosse a falta de luz e a cor da rocha já um factor em si desmotivante... esperamos que gostem das fotos.

sábado, agosto 12, 2006


Outubro de 2004 filmado por Júlio Braga numa expedição tuga a Fontainebleau certamente a primeira de muitas à meca mundial do boulder. Este Boulder chamado Desir Noir cotado de 7C situado no sector Cuvier Rempart foi provavelmente das melhores linhas que experimentei em Fontainebleau uma linha excelente com uma sequencia de movimentos muito peculiar, que foi mais fácil de resolver do que alguns 6c. Fica aqui a filmagem do encadeamento e um testemunho da qualidade da rocha e das linhas desta zona de Boulder


Fontainbleau
Uma das Mecas mundiais do Boulder, situa-se na Floresta de Fontainebleau a sudoeste de Paris, perto de vilas como Barbizon e Fontainebleau, esta escola conta com milhares de boulders abertos, provavelmente um dos primeiros locais onde se fez boulder no mundo, onde ainda podemos experimentar linhas como o primeiro 6a do mundo. A rocha é arenito de boa qualidade sendo todo ele bastante sólido, o que permite que boulders com 40 ou 50 anos e centenas de milhares de escaladas em cima continuem a ser escalados confortavelmente sem estarem demasiado polidos(como seria de esperar noutros tipos de rocha). A escalada em Fontainbleau é o estereótipo da escalada Francesa, técnica pura! é uma frustração os primeiros dias de habituação, o tipo de presas quase sempre aplatadas para as mãos e os maus pés obrigam a uma precisão e posicionamento quase incomparáveis a outras escolas de escalada. Um local a visitar pelo menos 1 vez na vida de cada escalador mesmo que não seja adepto do boulder com a certeza que não se vai arrepender. No regresso fica uma boa lição de escalada e humildade e provavelmente a vontade de voltar.