terça-feira, junho 20, 2006

Block’out em Sintra

Como reza o ditado, depois da tempestade, vem a bonança e para não fugir à regra, terminada a carga de água da semana passada, lá vieram alguns encadeamentos:

O primeiro foi na Malveira, com o encadeamento e 1ª repetição do ‘’Óbelix’’ começo sentado. O passe inicial estava difícil de sair tal como andava a ensaiar, mas depois de voltar a analisar a rocha pela centésima vez à procura de uma pequena presa para a mão esquerda, lá descortinei uma lateralzinha e voila… fez a diferença! Este é um bloco difícil de cotar, mas como se faz força e não é pouca, proponho 7c.

Foto de Rui Pereira
(http://quinto-duro.blogspot.com/)


O segundo foi na Peninha, com o encadeamento do ‘’Gripless’’ entrada por baixo. O Gripless é uma saga que já dura há algum tempo e depois de uns tempos no esquecimento, recentemente voltou à baila com as novas repetições (minha e do Leo), depois do Leo ter descoberto um entalamento de pé providencial que tornava o passo duro bastante mais acessível. De qq forma ainda havia que resolver o problema com o começo mais baixo e mais à direita, entrando pelo ‘’Big Baldo’’, o que deveria acrescentar alguma dificuldade ao bloco.

Nesse dia (2ª) as condições na Peninha estavam excelentes! Tempo fresco e rocha limpa da chuvada que caíra dias antes, mas como estava sozinho e só com dois crash, hesitei a lançar-me a essa linha tão alta e exposta. Bem… como não dava mesmo para pensar noutra coisa, passei magnésio nas presas, instalei os crash’s e dei um pegue só com bilhete de ida!! :-)

Relativamente ao grau, se o outro era difícil de cotar, este ainda o é mais… porque não é tanto de força, mas sim de jeito. Com efeito, como o jeito tb levou o seu tempo a apanhar, proponho 7c para o começo baixo e 7b+ para a entrada de pé.

quarta-feira, junho 14, 2006

Encontro de escaladores em Sagres

Decorreu no passado fim-de-semana (10 e 11 de Junho) mais um encontro de escaladores! Desta vez o destino levou-nos a Sagres, num evento organizado pela Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve (AMEA) e que reuniu escaladores do Norte, Centro e Sul do País.

Só podia mesmo ser um sucesso, com um programa de festas tão variado, bom tempo e total boa onda por parte de toda a gente! Toda a diversidade de escalada que a zona apresenta, com excelentes paredes para desportiva na Armação Nova e na Ponta da Baleeira, quilómetros de linhas em escalada clássica na zona da Fortaleza, altas condições para Psicobloc e até mesmo os blocos curtidos da Praia do Beliche, deu para a agradar a Gregos e Troianos!

No final ficaram os músculos cansados, os bons encadeamentos, os saltos para a água, o convívio, a sensação de férias perfeitas e para alguns, as dores da cabeça da festa de Sábado à noite!

Actividade de Psico Bloco em Sagres

Quando chegamos à falésia já estavam dois barcos na água e o Sílvio Morgado já tinha feito o 6a (que no final do dia já era mais 6c) que dava acesso à plataforma mais baixa de onde se saltava voluntariamente (entre 5m e 7m). Depois de repetir essa linha e terminar com um salto meio acrobático e de recepção manhosa (barany empranchado) o Cuca (grande vencedor dos prémios da AMEA para o Psico Bloco) faz uma primeira tentativa de saída por cima (20m acima da água) pela linha mais fácil daquela parede (+- IV grau). Esta tentativa terminou perto do final, por volta dos 15m (pelo que confessou o autor porque a saída já era vertical e arriscava-se um pouco se existisse queda) (quanto a mim acho que a razão foi mais… “apetece-me cair e ver como é que é!”, pois vos digo: foi grande e impressionou!!). Depois de ver o Cuca a cair bem e numa onda de auto-confiança que me asSOLOu fiz uma nova linha à esquerda (mais em cima dos braços), que apesar de não ficar acima do 6a/6b terminou no cimo dos 20m da falésia (altura em que olhei para baixo e quase me arrependi do que tinha feito) mostrando nessa altura que era possível fazer a saída sem grandes problemas aos demais pretendentes. O Mote estava dado!!

Posteriormente, de destacar quatro artistas:

Um que se lembrou de saltar dos 20m de altura para a água (fiquei impressionado, especialmente porque experimentei saltar dos 8/10m e já passei medo);
O Cuca que faz uma nova linha ainda mais à esquerda que segundo ele deveria rondar o 6b+ e terminava nos mesmos 5m finais da falésia saindo pela primeira vez por cima;
David (Chibo) com um salto a rondar os 12/14m depois de uns 10 minutos para ultrapassar (ou já não suportar mais) o MEDO e o Gaspar que se largou a uns 11/13m quando estava a escalar a via que "abri" (este “menino” se estivesse mais em forma era “gaijo” para mais…).

Resumo:

Performances interessantes de quem ainda se está a habituar a esta modalidade (por enquanto mais auto-confiança do que bravura!! Lá chegaremos!!). Um ou dois malucos no meio dos escaladores, com mais gosto pelo salto do que pela escalada (é só uma piada, eram todos escaladores). E uma assistência 5 estrelas, de umas 30 entusiásticas pessoas (distribuídas pelos dois anéis da bancada natural), em que não só davam animo ao pessoal para “apertar”, como se riam que nem uns perdidos com o medo e as hesitações dos outros (num misto de gozo e compreensão). Sem dúvida a Repetir!!!

Algumas fotos do espectacular Psicobloc:












segunda-feira, junho 12, 2006

Encontro de escalada da "Irmandade da Topalhada"
Decorreu no passado dia 6 de Maio de 2006, uma Maratona de Escalada por Equipas organizada pela Irmandade da Topalhada, no Vale de Poios.

Este evento foi a primeira participação da “Equipa Econauta”, enquanto equipa.

Teve a participação de mais de uma centena de pessoas, divididas por equipas de 4 elementos. Esta iniciativa tinha como objectivo, que cada equipa escalasse o maior número de vias (com diferentes pontuações dependendo do grau da via) desde o amanhecer até ao pôr-do-sol.

A nossa equipa foi a 1ª a chegar à falésia e começou a escalar às 05:30 da manhã, ainda de noite, e até às 20:00h (para tentar compensar o facto de não termos elementos com conhecimentos sobre as vias como tinham grande parte das equipas, que eram constituídas por locais).

Escalámos muitas vias durante as 15 horas que durou a maratona. Só para terem uma ideia o Ricardo Belchior, que ficou em 2º lugar da geral individual (de 84 atletas inscritos), encadeou as seguintes vias durante este período (a maior parte praticamente, ou efectivamente à vista):

6b; 6c+; 7a; 6b+; 7a+; 7a; 7a+; 7a; 7a; 7a; 6c+; 7b+; 7c; 7b+; 7a; 7a; 7a; 7a; 7a; 7a; 7a; 7a; 6b+; 6b+; 6c; 6b; 6b+

No jantar convívio no final do evento, foram atribuídos os prémios para as várias categorias em jogo, tendo a “Equipa Econauta” obtido o 3º lugar em mais de duas dezenas de equipas.

Foi sem dúvida uma participação muito boa para a apresentação da equipa e divulgação da Econauta à comunidade escaladora que esteve em peso neste evento.

Algumas fotos do dia:

O ínicio do dia:

O ambiente no sector micro-ondas:

O jantar:

Poderão ver as restantes fotos em www.escalada.com.pt .
Uma semana passada da competição de Caxias, ainda não consegui descansar, acho que a maioria das pessoas não tem noção da quantidade de trabalho e preocupações que a organização daquela prova nos trouxe...
Iniciámos esta ideia em Abril ou Maio do ano passado, entretanto a prova seria em Cascais em Julho de 2005, por falta de tempo (€) adiámos a prova. em Novembro de 2005 iniciámos contactos com algumas Câmaras Municipais para realizar 1 prova de Boulder. nos meses seguintes foram inumeras reuniões, dossiers e contactos com mais de 300 possiveis patrocinadores, digamos que batemos à porta de toda e qualquer marca. resultados 0 ...
após umas soluções milagrosas, muita ginástica e de uma decisão por parte de todas as pessoas envolvidas no projecto que trabalhariamos a custo zero, a 3 semanas da prova decidimos avançar, foram 2 semanas intensivas a construir o muro da competição, onde o Mário Albuquerque teve um papel fundamental, nestas semanas usamos também de todos os favores pessoais que temos e não temos para garantir alimentação e bebida para todos os participantes e prémios.
perdemos todo e qualquer tempo livre passavamos mais de 12 horas a trabalhar no local de montagem, e mais tarde no local da prova. Reuniões depois das 22:00.
No final montámos o que no nosso ponto de vista foi o melhor que podiamos fazer sem €, ficaram muitos assuntos por resolver e muitas ideias na gaveta por falta de possiblidade de as realizar.
Sabemos que temos imenso a melhorar, mas sentimos nos orgulhosos pelos meios que conseguimos disponibilizar e a sensação de que fizemos mais um bocadinho para melhorar as condições em Portugal.
Vamos tentar trabalhar agora para mais provas com pelo menos o mesmo nível desta e pode ser que na proxima ja possa competir...

Agradecimento a todas as pessoas que nos apoiaram na organização desta competição

e o reconhecimento deste trabalho tem de ser dado também a estas pessoas por todo o trabalho e esforço para que esta prova se realizasse

António Alberty
Mario Albuquerque

Para quem me viu do outro lado dos colchões à cerca de 1 semana em Caxias, não ainda não é desta que deixei de competir e prometo que na próxima competição estou de volta, a escolha de estar do outro lado a organizar em vez de competir deveu-se à vontade de melhorar algumas coisas nas competições em Portugal algo que só seria possível estando do lado da organização



Frederico Silva

sexta-feira, junho 09, 2006

Mais fotos da Competição de Boulder em Caxias!

Marisa e Macau nos blocos da final...








1 ª Prova do Circuito Nacional de Boulder 05/06 - Caxias
Dia 3 de Junho de 2006 das 11h às 2h da manhã!

A 1 ª Prova do Circuito Nacional de Boulder 05/06 decorreu em Caxias, na Baía dos Golfinhos, junto ao Forte de São Bruno, numa organização da Associação Desnível em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Numa prova em que existiu uma afluência muito razoável de atletas de destacar: A simpatia da organização, o espírito de equipa entre todos os competidores presentes (numa perspectiva de nós, competidores, contra eles, boulders) a qualidade dos boulders abertos (gracias Fred e Mário, grande trabalho!!!) e um som que dava ritmo a qualquer competidor mais desidratado!

Os resultados da Equipa Econauta foram muito bons, com um brilhantes 2º lugar para a Marisa (seniores femininos) e 4º lugar do Macau (seniores masculinos) e ainda um honroso (dada a qualidade dos escaladores presentes) 8º lugar para mim, Ricardo Belchior. Em 1º lugar ficou, Filipe Silva (seniores masculinos), Isabel Boavida (seniores femininos) e Mark (juniores masculinos).


Para concluir, diga-se que a próxima prova será, em principio, realizada em Belém, dia 24 de Junho, e que a julgar pelo nível desta que o número de inscrições e espectadores deverá ser ainda maior.

Potenciais patrocinadores… Watch out for this Sport because it’s gonna be HUGE!!

Fotos da Competição:

Ricardo Belchior em blocos das eliminatórias...





domingo, junho 04, 2006

No mesmo dia de ''Gripless'' cai tb ''Massa Expansiva'' pela direita, sendo a sua 1ª repetição! Este bloco, que por sinal é uma das melhores linhas da Peninha e uma das primeiras a ser aberta, foi encadeado por mim, na versão em frente 7b+, em Fevereiro de 2002. A linha começava na fenda, seguia pelos aplats e ao dobrar a barriga derivava ligeiramente para a esquerda através de uma invertida e um pé na prateleira, o que desvirtuava um pouco a elegância do bloco.

Este ano, Ricardo Belchior começou a trabalhar uma nova versão pela direita, mais estética e mais dura que a original, uma vez que acrescentava um ou dois passos fortes! Ricardo Belchior fez o 1º encadeamento do bloco, para o qual propôs 7c!!

Foto de Rita Silva
Depois de 3 anos de assédio, cai o ''Gripless'' em Maio de 2006, um dos poucos blocos da Peninha que ainda me faltava fazer! Foi a 1ª repetição do bloco e o 1º encadeamento Português desta fantástica linha, desde que o Ben Moon lhe tinha posto as garras em cima, durante a sua curta visita ao nosso País. Ben propôs a dificuldade de 7c+ e batizou a linha de ''Moon Arete'', embora para os locais continue a ser ''Gripless'', o seu nome original!

A saga de ''Gripless'' ainda não terminou, dado que é possível dar-lhe um começo sentado! E agora que saiu a parte de cima, ando bastante motivado para a linha completa, que deve andar pelo 8a. Pode ser que daqui a uns tempos tenha mais notícias deste bloco...


Foto de Hugo

quinta-feira, junho 01, 2006

Bem Vindos ao nosso blog, "Equipa Econauta".

Fazem parte desta equipa 4 escaladores Portugueses, patrocinados pela Econauta, dos quais Ricardo Alves, Ricardo Belchior, Frederico Silva e Ana Marisa Correia.

Participamos nas mais variadas disciplinas da escalada e poderás considerar os nossos reports um meio priveligiado para entrar neste desporto, ou mesmo de te manteres informado sobre as últimas da escalada nacional.

Neste blog poderão encontrar, fotografias, encadeamentos, notícias e outras coisas mais que nos pareçam interessante partilhar convosco à cerca do Nosso desporto a Escalada.